Nesta edição DO JOSBEL 2018 a Semec consagrou -se bi campeã no FUTSAL MASCULINO, GANHANDO NOS PÊNALTIS DA FUNPAPA POR 5X4, e o time feminino foi CAMPeão, GANHANDO dA SEJEL POR 7X2. Teve dobradinha Sim! Vela mais. |
Páginas
▼
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
JOSBEL 2018 SEMEC CAMPEÃO NO FUTSAL MASCULINO E FEMININO.
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
terça-feira, 13 de novembro de 2018
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
II Trilhas do Conhecimento 2018
II
TRILHAS DO CONHECIMENTO, CULTURA E ARTE
TEMA:
“ALIANÇA PELA PAZ: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AMOR”
1.
APRESENTAÇÃO
No ano de 2018, as
instituições educativas da Rede Municipal de Ensino de Belém situadas nos mais
diversos recantos da cidade – bem como em suas ilhas – não mediram esforços
para qualificar seus processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista a
garantia do direito à aprendizagem de cada aluno e a elevação dos índices de
resultados avaliativos dos sistemas de larga escala.
Diante disso, a Secretaria
Municipal de Educação do Município de Belém – SEMEC – alinhada ao compromisso
de promover uma educação de qualidade onde crianças, jovens e adultos possam se
tornar cidadãos comprometidos e conscientes, realizará a II Trilhas do Conhecimento, Cultura e Arte.
A ação se constitui em um
evento celebrativo, de confraternização entre as Unidades de Ensino e espaço de
socialização do conhecimento produzido no contexto de cada Unidade Escolar, nas
mais variadas práticas educativas realizadas no âmbito da Educação Infantil, do
Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e da Educação do Campo
(Educação Ribeirinha), bem como ações sociais desenvolvidas pelos projetos em
parcerias com outros órgãos e segmentos sociais e que garantem ao município de
Belém diversos atendimentos socioeducativos.
O tema, definido no início
do período letivo a ser desenvolvido em todas as Unidades de Ensino com o
objetivo de resgatar o amor ao município e o respeito entre os povos,
incentivando a compreensão de que educação,
cidadania e amor estão interligados pela perspectiva e esperança de se
construir, através de um movimento em favor da PAZ a cada dia, uma cidade melhor de convivência para todos.
2. PÚBLICO ALVO
• Educadores e Educandos da SEMEC, Comunidade e
demais interessados.
3. PERÍODO E HORÁRIO
·
Dia e Mês – 05, 06 e 07 de Dezembro
·
Horário: 08h às 21h.
4. LOCAL:
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
5. DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
·
Comunicação Oral:
Apresentação
estimada até 80 trabalhos desenvolvidos pelos professores da RME envolvendo as
temáticas.
·
Experimentação
Artística:
Apresentação estimada até 43 performances
artísticas dos alunos da Educação Infantil ao Educação de Jovens e Adultos –EJA.
·
Exposição de
banners:
Exposição dos trabalhos em banners: Exposição
estimada até 50 trabalhos confeccionados por alunos e professores da RME.
·
Mostra de vídeos:
Apresentação estimada até 20 curtas metragens desenvolvidas por
professores e alunos da RME.
6.
PROJETOS PARCEIROS QUE PARTICIPARÃO DO EVENTO
·
Projeto Cantarolar – Profº Salomão
Habib - Apresentação de Coral
7. DOS OBJETIVOS:
GERAL
·
Fomentar e compartilhar as experiências
pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da
Rede Municipal de Ensino.
ESPECÍFICOS
·
Oportunizar a socialização de saberes e
práticas educativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de
Jovens e Adultos, e projetos vinculados a Secretaria Municipal de Educação;
·
Estimular a habilidade da apreciação estética
através de trabalhos e apresentações artísticas e culturais desenvolvidas para
a socialização no II Trilhas do Conhecimento,
da Cultura e da Arte;
·
Estimular a prática de montagem de
apresentações nas diversas linguagens artísticas: dança e cênica
(corporeidade), visual, musical e audiovisual para a participação em diversos
eventos que poderão ocorrer nas Unidades de Ensino ou fora delas;
·
Divulgar ações e projetos desenvolvidos pelas
escolas e Secretaria Municipal de Educação.
8.
ORIENTAÇÕES GERAIS
8.1 DA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO
EVENTO
O II
Trilhas do Conhecimento, da Cultura
e da Arte da Secretaria Municipal de Educação de Belém será
desenvolvido por meio de Exposição visual em banner, comunicações orais, exibição
de vídeos e experimentações artísticas (discentes e docentes).
8.1.2. As temáticas previstas para as comunicações orais e exposição em banner,
são:
a)
Avaliação educacional
b) Cultura de paz
c) Currículo, diversidade e Interculturalidade
d) Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
e) Formação Continuada
f) Gestão escolar
g) Inclusão, Meio ambiente e Cidadania
h) Juventude e educação para o trabalho
i) Letramento e Leitura
j) Linguagens e áreas de conhecimento
k) Amorosidade e suas práticas
l) Múltiplas infâncias
m) Biblioteca Escolar: Um Espaço Cultural e Informacional
8.2
DAS APRESENTAÇÕES
8.2.1
COMUNICAÇÃO ORAL
·
A comunicação oral deverá ser apresentada
no tempo máximo de 15 minutos,
auxiliada por slides em Power Point em formato 2007 ou 2010
(padrão disponibilizado no blog da Trilhas
do Conhecimento, da Cultura e da Arte, com cópia a ser enviada por e-mail e pendrive, a ser entregue à comissão organizadora no início de cada
sessão. Não serão aceitas apresentações que foram gravadas em outras mídias ou
outro formato.
·
As comunicações orais serão organizadas
em blocos de 04 (quatro) trabalhos por sessões temáticas. O debate sobre as
comunicações apresentadas ocorrerá no final de cada sessão com a presença de um
mediador que discutirá sobre as temáticas apresentadas;
·
Caso haja utilização de imagens de
alunos menores de 18 anos na comunicação oral, as mesmas deverão ser
identificadas (nome do aluno, Ciclo de Formação, escola, autor, ano) e
devidamente autorizadas pelos responsáveis dos menores, anexando-se a cópia
desta autorização no documento de inscrição do evento (Termo de autorização do uso de imagem disponível no blog);
·
Se houver exibição de vídeo durante a
comunicação oral este não poderá ultrapassar tempo limite de 04 minutos de
exibição, e o mesmo deve ser informado no ato da inscrição obedecendo às normas
estabelecidas. Cabe ressaltar que o tempo do vídeo está inserido dentro do
limite máximo de 15 minutos estabelecido por comunicação oral, e o mesmo deverá
ser gravado em pen drive e inserido no Power Point de apresentação.
·
Poderão se inscrever no evento os
trabalhos com até três autores que desenvolveram o projeto. Todavia, apenas 01
(um) desses autores poderá realizar a comunicação oral do referido projeto,
cabendo a cada instituição definir qual autor fará a comunicação.
·
A certificação dos autores dar-se-á
mediante a apresentação do responsável pela comunicação oral, conforme data,
horário e local definidos na programação do evento. Os certificados em formato
digital serão enviados para os e-mails disponibilizados na ficha de inscrição.
·
Dos recursos disponíveis durante as
comunicações orais: Datashow, notebooks com entradas USB, reprodutor de vídeos
e caixas de som.
8.2.2 DA EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA
A experimentação artística deverá ser
organizada, apresentada e concluída da seguinte forma:
·
Tempo máximo de 05 (cinco) minutos para
as apresentações de Música, Dança, Performance, Coral ou Jogral;
·
Tempo máximo de 10 (dez) minutos para a
apresentação teatral;
·
A inscrição da proposta de
experimentação artística só estará completa mediante o preenchimento
obrigatório dos seguintes itens:
a)
Unidade Educacional;
b)
Gestor (a) da Unidade Educacional;
c)
Contato telefônico do Gestor (a);
d)
E-mail do(a) Gestor(a);
e)
Coordenador(a) da Unidade Educacional;
f)
Contato telefônico do (a)
Coordenador(a);
g)
E-mail do(a) Coordenador(a)
h)
Categoria de apresentação Teatro,
Música, dança, Performance, Coral, Jogral e outras;
i)
Título da apresentação
j)
Tempo de apresentação;
k)
Título da(s) Músicas ou do(s) Textos
utilizados
l)
Autoria da(s) Música(s) ou do(s)
Texto(s) Utilizado(s)
m) Artista Intérprete da(s) Músicas ou do Texto(s) Utilizado(s);
n)
Nome completo do(a) Professor(a)
Responsável (1);
o)
Contato telefônico do (a) Professor(a)
Responsável(1);
p)
E-mail do (a) Professor Responsável(1);
q)
Nome completo do (a) Professor(a)
Responsável (2);
r)
Contato telefônico do (a) Professor(a)
Responsável (2)
s)
E-mail do (a) Professor Responsável(2);
t)
Modalidade de Ensino. Indicar a
Modalidade de Ensino (Infantil, Fundamental, EJA, Educação Especial e
Inclusiva, Indígena e Campo);
u)
Número Total de Aluno(s). No máximo de
10 (dez) participantes;
v)
Turma(s) envolvida(s) Indicar dados referentes
à(s) turma(s): Ciclo, Totalidade de Ensino e turno;
w)
Faixa etária do (s) aluno(s)
Envolvido(s);
x)
Release da Apresentação. Descrever toda
a atividade proposta, máximo de 250 caracteres;
y)
Recursos necessários para a
Apresentação como: microfone, som, pedestal, tela de projeção, projetor
multimídia, computador;
·
A Unidade Educacional deverá providenciar
os elementos cenográficos, figurino e/ou acervo fonográfico (mp3) e/ou
audiovisual (mp4), em Pen drive e CD;
·
É de responsabilidade da Unidade
Educacional garantir a qualidade da gravação do Arquivo fonográficos/ou
audiovisual a ser exibido durante a Experimentação Artística.
OBSERVAÇÃO: O documento para a efetivação das
inscrições deverá ser de 01 lauda.
RELEASE: Deve explicitar como surgiu a proposta (a qual projeto está vinculada),
descrever em síntese as vivências (processo de elaboração) construídas no
Espaço Educativo até a socialização deste trabalho. O release deverá ser
elaborado de acordo com esta orientação.
8.2.3 DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS EM
BANNER
·
A inscrição no banner será validada conforme a
normatização disponível para download no blog do evento.
·
A organização da exposição deverá ser iniciada às
8:00h , e a retirada dos mesmos ocorrerá 20:30hs.
a)
A composição dos banners compreenderá as seguintes
medidas: 1,20m x 80cm.
8.2.4 MOSTRA DE VÍDEOS
A mostra de vídeos desenvolvidos nas escolas
poderão ser realizadas por meio de vídeo (com o tempo 3 a 5 minutos em formato
AVI), fotos, falas significativas, imagens, maquetes, entre outros.
·
Atender à temática do evento: “Aliança pela
Paz, Educação, Cidadania e Amor”;
·
Após o envio do formulário on-line o vídeo deverá
ser entregue pessoalmente no seguinte endereço: Núcleo de Informática Educativa
–NIED, Travessa Padre Eutíquio, n°1900, Batista Campos –Belém/Pa.
·
Em relação aos autores, podem se
inscrever:
a) Aluno com mediação de professor
regente e/ou sala ambiente;
b) Grupos com até 5 alunos com mediação
de professor regente e/ou sala ambiente;
c) Professor regente com participação de
alunos;
d) Professor de sala ambiente com
participação de alunos;
e) Professor regente e salas ambiente
com participação de alunos.
9. DAS INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO, SELEÇÃO DOS TRABALHOS E DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS
·
Poderão se inscrever no Evento todos os espaços
educativos da Rede Municipal de Ensino e Todos os níveis e modalidades
ofertadas pela SEMEC.
·
O período de inscrição para as Comunicações orais, experimentações
artísticas, mostra de vídeos e planos de exposição de banners será de 07/11/2018 até o dia 13/11/2018. Não serão aceitas inscrições após este período.
·
A avaliação dos trabalhos ocorrerá no período de 14/11/2018 à 20/11/2018.
·
O resultado dos trabalhos selecionados será
divulgado no Blog <semectrilhasdoconhecimento2018.blogspot.com.br>, no
dia 21/11/2018.
·
A análise e seleção dos trabalhos inscritos nas 3
(três) modalidades serão realizadas por comissões constituídas por Técnicos da
SEMEC/DIED, por meio da COEI, COEF, NIED, CRIE, DEEF, COEC, SISMUBE E CENTRO DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Os critérios para análise e seleção das
comunicações orais serão os seguintes:
a) Pertinência
com o tema;
b) Fundamentação
teórica e metodológica;
c) Relevância
pedagógica-curricular do trabalho desenvolvido com os alunos;
d) Relevância
socioeducativa e cultural;
Os slides dos trabalhos selecionados para
comunicação oral deverão ser enviados até o dia 26/11/2018, para o e-mail: died.nuenf@gmail.com
A análise e seleção das experimentações artísticas
serão realizadas pela comissão constituída por Técnicos do Departamento de
Educação Física-DEEF, COEF/ARTES e SISMUBE, no período de 14/11 à 20/11, de acordo com os seguintes critérios:
a)
Criatividade, originalidade, expressividade,
composição cênica (indumentária, cenário), linguagens e temáticas
diversificadas: musical, gestual, corporal, poesia, etc.
b)
Adequação ao espaço físico.
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada espaço educativo será responsável pela organização de seus alunos e
alunas, professores, pais e interessados, além do material necessário para a
comunicação oral e apresentação cultural.
As escolas com trabalhos selecionados sejam de apresentações culturais
ou comunicações orais e banners, poderão ser liberadas, a critério da
Secretaria de Educação, para se fazerem presentes no dia de suas apresentações
a fim de prestigiarem os trabalhos de sua unidade escolar, bem como de outras escolas.
Por outro lado, as HP’s dos professores deverão ser cumpridas, integralmente,
nos dias da programação do evento, onde as frequências de entrada e saída
estarão disponíveis pela comissão de secretariado.
Emitir-se-ão certificados para os expositores dos estandes,
orientadores dos trabalhos artísticos, expositores das comunicações orais e
banners, equipe e comissão de trabalhos e para os coordenadores das mesas.
Os casos omissos serão deliberados pelas Coordenações da DIED.
A
Comissão Organizadora
A Secretaria Municipal de Educação de
Belém, no uso das atribuições legais, e com fundamento nas Portarias nº 1407/10
e nº502/12, ambas exaradas pelo Ministério da Educação,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir a Coordenação Geral do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da
Arte, com a finalidade de:
I – Coordenar a realização do evento;
II – Instituir os grupos de trabalho e
suas atribuições;
Art. 2º A Coordenação Geral será de competência da Diretora de Educação com
assessoria das coordenações dos núcleos e centros da Diretoria de Educação, a
saber:
I – Coordenação da Educação Infantil;
II – Coordenação do Ensino Fundamental;
III – Coordenação do Centro de
Formação;
IV – Coordenação do Núcleo de
Informática Educativa;
V – Coordenação do Departamento de
Educação Física;
VI – Coordenação do Sistema Municipal
de Bibliotecas Escolares;
VII – Coordenação da Educação no Campo;
VIII – Coordenação do Centro de
Referência e Inclusão Educacional;
Parágrafo Único. A assessoria é, exclusivamente, composta pelos coordenadores dos
referidos núcleos.
Art. 3º Cabe à assessoria da Coordenação Geral do evento:
I – Coordenar as comissões de trabalho
do evento;
II – Acompanhar os encaminhamentos
correlatos ao grupo de trabalho ao qual está designado;
III – Deliberar, conforme planejamento
e ou consulta à Diretora de Educação sobre o que for necessário e pertinente a
realização do evento;
IV – Fornecer as informações que a
Coordenação Geral solicitar;
V – Exercer a coordenação dos Comissões
de Trabalho para a realização do evento;
Art. 4º São Comissões de Trabalhos do
Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
I – Comissão Científica
II – Comissão Experimentações
Artísticas;
III – Comissão de Comunicação e
Divulgação;
IV – Comissão de Secretariado;
V – Comissão de Credenciamento;
VI – Comissão de Infraestrutura e
Logística;
VII – Comissão de Organização e
Ambientação;
VIII – Comissão de Orçamento e
Finanças;
Parágrafo Único. A composição das comissões far-se-á com a representatividade de cada
núcleo e coordenação nas mesmas.
Art. 5º A Comissão Científica é coordenada pela Professora Karina
Bordalo, Coordenadora do Centro de Formação de Professores – CF, são
atribuições desta Comissão:
I – Avaliar as propostas de apresentações
científicas inscritas no evento;
II – Sistematizar os trabalhos
inscritos por temas, considerando a relação com o tema do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da
Arte.
III – Escolher mediadores para cada
bloco de apresentação;
IV – Definir critérios de seleção de
trabalhos;
V– Elaborar a programação Cientifica do
Evento;
VI – Enviar certificados
VII- Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 6º A Comissão Experimentações artísticas é coordenada pela
Professora Sônia Massoud e Raquel dos Anjos, Departamento de Educação
Fisica-DEEF e Núcleo do Ensino Fundamental - NUENF, são atribuições desta
Comissão:
I – Definir critérios de seleção de
trabalhos;
II- Selecionar as propostas de
apresentações culturais inscritas no evento;
III – Sistematizar os trabalhos
inscritos por temas, considerando a relação com o tema do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
IV _Organizar a listagem das músicas
utilizadas nas apresentações;
V – Elaborar a programação cultural do
evento;
VI – Ver junto com a Comissão de
Logística, o deslocamentos, transporte dos componentes das apresentações do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da
Arte.
VII- Enviar os certificados solicitados
via E-mail;
VIII – Produzir relatório final das
atividades;
Art. 7º A Comissão de Comunicação e Divulgação é coordenada pela Professora Lilian Castro, Coordenadora do Núcleo de
Informática Educativa – NIED, são atribuições desta Comissão:
I – Montar o folder, conforme
programação elaborada pelas Comissões Científica e Experimentação Artística;
II – Imprimir os materiais de
divulgação – informativos, programações
e certificados digitais– do evento;
III – Informar os inscritos
selecionados, suas respectivas participações;
IV – Programar participação das escolas
no evento, articulando-se com a de Logística, para as devidas providências;
V – Elaboração do Projeto Gráfico do Trilhas
do conhecimento, da Cultura e da Arte.
VI _Enviar os certificados solicitados
via E-mail;
VII – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 8º A Comissão de Secretariado é coordenada pela Professora Célia
Pena , Coordenadora da Educação Infantil – COEI, são atribuições desta
Comissão:
I – Elaborar a programação geral do
evento de acordo com as programações cientificas e culturais
II- Preparar a lista de frequência do
evento para os participantes e frentes de trabalho;
III – Preparar lista de certificados;
IV – Providenciar a frequência dos
professores da RME que cumprirão suas horas pedagógicas nos dias do
evento;
V – Enviar os certificados solicitados
via e-mail;
VI – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 9º A Comissão de Credenciamento é coordenada pela Professora Denise Costa ,
Coordenadora do Centro de Referência Inclusão e Educação – CRIE, são
atribuições desta Comissão:
I – Recepcionar os visitantes do Trilhas do conhecimento, do Cultura e da Arte.
II – Distribuir no evento as
programações;
III– Entregar o kit do evento ao
inscrito cujo trabalho fora selecionado;
IV – Solicitar material necessário para
sua atividade com a Comissão de Infraestrutura e Logística;
V – Elaborar lista de inscrição para as
palestras no evento;
VI-Enviar os certificados solicitados
via E-mail;
VII – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 10º A Comissão de Logística é coordenada pelas Professoras Raquel Veiga,Wilza Pinho e Ana Paula Carneiro,
Manuela Porto, Coordenadoras dos Núcleos de Projetos, de Ensino Fundamental e
Administrativo e Educação Indígena – NUPRO, NUENF, NUADM e COEDI são atribuições desta Comissão:
I – Providenciar equipamentos de
audiovisual para o evento;
II – Garantir o deslocamento das
escolas visitantes ao Trilhas
do conhecimento, da Cultura e da Arte.
III – Viabilizar o transporte para os
servidores que encerram sua jornada às 21h nos dias do evento;
IV – Providenciar o material necessário
para a manutenção do espaço higienizado;
V – Garantir o transporte para as
demandas do evento;
VI – Articular as suas demandas com os
setores da SEMEC;
VII – Programar participação de
projetos e parcerias no evento;
VIII- Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 11º A Comissão de Infraestrutura é coordenada pela Professora Georgete Alburqueque, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SISMUBE), são atribuições
desta Comissão:
I – Garantir água e lanches para as
crianças que se apresentarão e visitarão o evento;
II – Providenciar escala para a
distribuição de água e lanches;
III – Providenciar Ticket´s de água e
lanche para ser entregue aos Técnicos Pedagógicos que acompanharão as crianças
no evento;
IV – Providenciar o material necessário
para a manutenção do espaço higienizado;
V – Verificar a distribuição de
lixeiras no local do evento;
VI – Providenciar apoio as atividades
de palco e mesas científicas;
VII – Articular as suas demandas com os
setores da SEMEC;
VIII – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 12º A Comissão de Organização e Ambientação é Coordenada pela Professora Roseane , Coordenadora da Educação no
Campo – COEC, são atribuições desta Comissão:
I – Ambientar os espaços do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte
II – Ornamentar as mesas, cujas
atividades serão desenvolvidas no evento;
III – Orientar e ajudar a composição
dos Stands pelas Escolas;
IV – Articular com as Comissões de
Infraestrutura e Logística as demandas necessárias para o desenvolvimento de
suas atividades;
V-Enviar os certificados solicitados
via E-mail;
VI – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 13º A Comissão de Orçamento e Finanças é coordenada pela Professora Quelem Kaufman, Coordenadora do Ensino Fundamental (COEF), são atribuições desta Comissão:
I – Elaborar planilha demonstrativa dos
recursos necessário para execução do evento;
II - Compatibilizar as
necessidades do evento e a dotação financeira;
III – Produzir seu relatório final das
atividades;
Art. 14º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.
Belém, 05 de Novembro de 2018.
Maria do Perpétuo Socorro Figueiredo de
Aquino Coutinho
Secretária Municipal de Educação