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quarta-feira, 31 de outubro de 2018

II Trilhas do Conhecimento 2018

II TRILHAS DO CONHECIMENTO, CULTURA E ARTE
TEMA: “ALIANÇA PELA PAZ: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AMOR”

1.    APRESENTAÇÃO

No ano de 2018, as instituições educativas da Rede Municipal de Ensino de Belém situadas nos mais diversos recantos da cidade – bem como em suas ilhas – não mediram esforços para qualificar seus processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista a garantia do direito à aprendizagem de cada aluno e a elevação dos índices de resultados avaliativos dos sistemas de larga escala.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém – SEMEC – alinhada ao compromisso de promover uma educação de qualidade onde crianças, jovens e adultos possam se tornar cidadãos comprometidos e conscientes, realizará a II Trilhas do Conhecimento, Cultura e Arte.
A ação se constitui em um evento celebrativo, de confraternização entre as Unidades de Ensino e espaço de socialização do conhecimento produzido no contexto de cada Unidade Escolar, nas mais variadas práticas educativas realizadas no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e da Educação do Campo (Educação Ribeirinha), bem como ações sociais desenvolvidas pelos projetos em parcerias com outros órgãos e segmentos sociais e que garantem ao município de Belém diversos atendimentos socioeducativos.
O tema, definido no início do período letivo a ser desenvolvido em todas as Unidades de Ensino com o objetivo de resgatar o amor ao município e o respeito entre os povos, incentivando a compreensão de que educação, cidadania e amor estão interligados pela perspectiva e esperança de se construir, através de um movimento em favor da PAZ a cada dia, uma cidade melhor de convivência para todos.






2.    PÚBLICO ALVO
•   Educadores e Educandos da SEMEC, Comunidade e demais interessados.

3.    PERÍODO E HORÁRIO
·         Dia e Mês – 05, 06 e 07 de Dezembro
·         Horário: 08h às 21h.
4.    LOCAL:
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

5.    DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
·         Comunicação Oral:
Apresentação estimada até 80 trabalhos desenvolvidos pelos professores da RME envolvendo as temáticas.
·         Experimentação Artística:
Apresentação estimada até 43 performances artísticas dos alunos da Educação Infantil ao Educação de Jovens e Adultos –EJA.
·         Exposição de banners:
Exposição dos trabalhos em banners: Exposição estimada até 50 trabalhos confeccionados por alunos e professores da RME.
·         Mostra de vídeos:
Apresentação estimada até 20 curtas metragens desenvolvidas por professores e alunos da RME.


6.    PROJETOS PARCEIROS QUE PARTICIPARÃO DO EVENTO
·         Projeto Cantarolar – Profº Salomão Habib - Apresentação de Coral

7.    DOS OBJETIVOS:
GERAL
·         Fomentar e compartilhar as experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da Rede Municipal de Ensino.


ESPECÍFICOS
·         Oportunizar a socialização de saberes e práticas educativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e projetos vinculados a Secretaria Municipal de Educação;
·         Estimular a habilidade da apreciação estética através de trabalhos e apresentações artísticas e culturais desenvolvidas para a socialização no II Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte;
·         Estimular a prática de montagem de apresentações nas diversas linguagens artísticas: dança e cênica (corporeidade), visual, musical e audiovisual para a participação em diversos eventos que poderão ocorrer nas Unidades de Ensino ou fora delas;
·         Divulgar ações e projetos desenvolvidos pelas escolas e Secretaria Municipal de Educação.

8.    ORIENTAÇÕES GERAIS
8.1 DA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO EVENTO
O II Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte da Secretaria Municipal de Educação de Belém será desenvolvido por meio de Exposição visual em banner, comunicações orais, exibição de vídeos e experimentações artísticas (discentes e docentes).

8.1.2.   As temáticas previstas para as comunicações orais e exposição em banner, são:
a)    Avaliação educacional
b)    Cultura de paz
c)    Currículo, diversidade e Interculturalidade
d)    Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
e)    Formação Continuada
f)     Gestão escolar
g)    Inclusão, Meio ambiente e Cidadania
h)   Juventude e educação para o trabalho
i)     Letramento e Leitura
j)      Linguagens e áreas de conhecimento
k)    Amorosidade e suas práticas
l)     Múltiplas infâncias
m)  Biblioteca Escolar: Um Espaço Cultural e Informacional

8.2     DAS APRESENTAÇÕES
8.2.1     COMUNICAÇÃO ORAL
·         A comunicação oral deverá ser apresentada no tempo máximo de 15 minutos, auxiliada por slides em Power Point em formato 2007 ou 2010 (padrão disponibilizado no blog da Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte, com cópia a ser enviada por e-mail e pendrive, a ser entregue à comissão organizadora no início de cada sessão. Não serão aceitas apresentações que foram gravadas em outras mídias ou outro formato.
·         As comunicações orais serão organizadas em blocos de 04 (quatro) trabalhos por sessões temáticas. O debate sobre as comunicações apresentadas ocorrerá no final de cada sessão com a presença de um mediador que discutirá sobre as temáticas apresentadas;
·         Caso haja utilização de imagens de alunos menores de 18 anos na comunicação oral, as mesmas deverão ser identificadas (nome do aluno, Ciclo de Formação, escola, autor, ano) e devidamente autorizadas pelos responsáveis dos menores, anexando-se a cópia desta autorização no documento de inscrição do evento (Termo de autorização do uso de imagem disponível no blog);
·         Se houver exibição de vídeo durante a comunicação oral este não poderá ultrapassar tempo limite de 04 minutos de exibição, e o mesmo deve ser informado no ato da inscrição obedecendo às normas estabelecidas. Cabe ressaltar que o tempo do vídeo está inserido dentro do limite máximo de 15 minutos estabelecido por comunicação oral, e o mesmo deverá ser gravado em pen drive e inserido no Power Point de apresentação.
·         Poderão se inscrever no evento os trabalhos com até três autores que desenvolveram o projeto. Todavia, apenas 01 (um) desses autores poderá realizar a comunicação oral do referido projeto, cabendo a cada instituição definir qual autor fará a comunicação.
·         A certificação dos autores dar-se-á mediante a apresentação do responsável pela comunicação oral, conforme data, horário e local definidos na programação do evento. Os certificados em formato digital serão enviados para os e-mails disponibilizados na ficha de inscrição.
·         Dos recursos disponíveis durante as comunicações orais: Datashow, notebooks com entradas USB, reprodutor de vídeos e caixas de som.

8.2.2 DA EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA
A experimentação artística deverá ser organizada, apresentada e concluída da seguinte forma:
·         Tempo máximo de 05 (cinco) minutos para as apresentações de Música, Dança, Performance, Coral ou Jogral;
·         Tempo máximo de 10 (dez) minutos para a apresentação teatral;
·         A inscrição da proposta de experimentação artística só estará completa mediante o preenchimento obrigatório dos seguintes itens:
a)    Unidade Educacional;
b)    Gestor (a) da Unidade Educacional;
c)    Contato telefônico do Gestor (a);
d)    E-mail do(a) Gestor(a);
e)    Coordenador(a) da Unidade Educacional;
f)     Contato telefônico do (a) Coordenador(a);
g)    E-mail do(a) Coordenador(a)
h)   Categoria de apresentação Teatro, Música, dança, Performance, Coral, Jogral e outras;
i)     Título da apresentação
j)      Tempo de apresentação;
k)    Título da(s) Músicas ou do(s) Textos utilizados
l)     Autoria da(s) Música(s) ou do(s) Texto(s) Utilizado(s)
m)  Artista Intérprete da(s) Músicas ou do Texto(s) Utilizado(s);
n)   Nome completo do(a) Professor(a) Responsável (1);
o)    Contato telefônico do (a) Professor(a) Responsável(1);
p)    E-mail do (a) Professor Responsável(1);
q)    Nome completo do (a) Professor(a) Responsável (2);
r)     Contato telefônico do (a) Professor(a) Responsável (2)
s)    E-mail do (a) Professor Responsável(2);
t)     Modalidade de Ensino. Indicar a Modalidade de Ensino (Infantil, Fundamental, EJA, Educação Especial e Inclusiva, Indígena e Campo);
u)   Número Total de Aluno(s). No máximo de 10 (dez) participantes;
v)     Turma(s) envolvida(s) Indicar dados referentes à(s) turma(s): Ciclo, Totalidade de Ensino e turno;
w)   Faixa etária do (s) aluno(s) Envolvido(s);
x)    Release da Apresentação. Descrever toda a atividade proposta, máximo de 250 caracteres;
y)    Recursos necessários para a Apresentação como: microfone, som, pedestal, tela de projeção, projetor multimídia, computador;
·         A Unidade Educacional deverá providenciar os elementos cenográficos, figurino e/ou acervo fonográfico (mp3) e/ou audiovisual (mp4), em Pen drive e CD;
·         É de responsabilidade da Unidade Educacional garantir a qualidade da gravação do Arquivo fonográficos/ou audiovisual a ser exibido durante a Experimentação Artística.
OBSERVAÇÃO: O documento para a efetivação das inscrições deverá ser de 01 lauda.
RELEASE: Deve explicitar como surgiu a proposta (a qual projeto está vinculada), descrever em síntese as vivências (processo de elaboração) construídas no Espaço Educativo até a socialização deste trabalho. O release deverá ser elaborado de acordo com esta orientação.

8.2.3 DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS EM BANNER
·         A inscrição no banner será validada conforme a normatização disponível para download no blog do evento.
·         A organização da exposição deverá ser iniciada às 8:00h , e a retirada dos mesmos ocorrerá 20:30hs.
a)    A composição dos banners compreenderá as seguintes medidas: 1,20m x 80cm.

8.2.4 MOSTRA DE VÍDEOS
A mostra de vídeos desenvolvidos nas escolas poderão ser realizadas por meio de vídeo (com o tempo 3 a 5 minutos em formato AVI), fotos, falas significativas, imagens, maquetes, entre outros.
·         Atender à temática do evento: “Aliança pela Paz, Educação, Cidadania e Amor”;
·         Após o envio do formulário on-line o vídeo deverá ser entregue pessoalmente no seguinte endereço: Núcleo de Informática Educativa –NIED, Travessa Padre Eutíquio, n°1900, Batista Campos –Belém/Pa.
·         Em relação aos autores, podem se inscrever:
a)    Aluno com mediação de professor regente e/ou sala ambiente;
b)    Grupos com até 5 alunos com mediação de professor regente e/ou sala ambiente;
c)    Professor regente com participação de alunos;
d)    Professor de sala ambiente com participação de alunos;
e)    Professor regente e salas ambiente com participação de alunos.

9. DAS INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO, SELEÇÃO DOS TRABALHOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
·         Poderão se inscrever no Evento todos os espaços educativos da Rede Municipal de Ensino e Todos os níveis e modalidades ofertadas pela SEMEC.
·         O período de inscrição para as Comunicações orais, experimentações artísticas, mostra de vídeos e planos de exposição de banners será de 07/11/2018 até o dia 13/11/2018. Não serão aceitas inscrições após este período.
·         A avaliação dos trabalhos ocorrerá no período de 14/11/2018 à 20/11/2018.
·         O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no Blog <semectrilhasdoconhecimento2018.blogspot.com.br>, no dia 21/11/2018.
·         A análise e seleção dos trabalhos inscritos nas 3 (três) modalidades serão realizadas por comissões constituídas por Técnicos da SEMEC/DIED, por meio da COEI, COEF, NIED, CRIE, DEEF, COEC, SISMUBE E CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Os critérios para análise e seleção das comunicações orais serão os seguintes:
a)    Pertinência com o tema;
b)    Fundamentação teórica e metodológica;
c)    Relevância pedagógica-curricular do trabalho desenvolvido com os alunos;
d)    Relevância socioeducativa e cultural;
Os slides dos trabalhos selecionados para comunicação oral deverão ser enviados até o dia 26/11/2018, para o e-mail: died.nuenf@gmail.com  
A análise e seleção das experimentações artísticas serão realizadas pela comissão constituída por Técnicos do Departamento de Educação Física-DEEF, COEF/ARTES e SISMUBE, no período de 14/11 à 20/11, de acordo com os seguintes critérios:
a)          Criatividade, originalidade, expressividade, composição cênica (indumentária, cenário), linguagens e temáticas diversificadas: musical, gestual, corporal, poesia, etc.
b)          Adequação ao espaço físico.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada espaço educativo será responsável pela organização de seus alunos e alunas, professores, pais e interessados, além do material necessário para a comunicação oral e apresentação cultural.
As escolas com trabalhos selecionados sejam de apresentações culturais ou comunicações orais e banners, poderão ser liberadas, a critério da Secretaria de Educação, para se fazerem presentes no dia de suas apresentações a fim de prestigiarem os trabalhos de sua unidade escolar, bem como de outras escolas. Por outro lado, as HP’s dos professores deverão ser cumpridas, integralmente, nos dias da programação do evento, onde as frequências de entrada e saída estarão disponíveis pela comissão de secretariado.
Emitir-se-ão certificados para os expositores dos estandes, orientadores dos trabalhos artísticos, expositores das comunicações orais e banners, equipe e comissão de trabalhos e para os coordenadores das mesas.
Os casos omissos serão deliberados pelas Coordenações da DIED.

A Comissão Organizadora






A Secretaria Municipal de Educação de Belém, no uso das atribuições legais, e com fundamento nas Portarias nº 1407/10 e nº502/12, ambas exaradas pelo Ministério da Educação,
            RESOLVE:

Art. 1º Constituir a Coordenação Geral do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte, com a finalidade de:
I – Coordenar a realização do evento;
II – Instituir os grupos de trabalho e suas atribuições;

Art. 2º A Coordenação Geral será de competência da Diretora de Educação com assessoria das coordenações dos núcleos e centros da Diretoria de Educação, a saber:
I – Coordenação da Educação Infantil;
II – Coordenação do Ensino Fundamental;
III – Coordenação do Centro de Formação;
IV – Coordenação do Núcleo de Informática Educativa;
V – Coordenação do Departamento de Educação Física;
VI – Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares;
VII – Coordenação da Educação no Campo;
VIII – Coordenação do Centro de Referência e Inclusão Educacional;
Parágrafo Único. A assessoria é, exclusivamente, composta pelos coordenadores dos referidos núcleos.

Art. 3º Cabe à assessoria da Coordenação Geral do evento:
I – Coordenar as comissões de trabalho do evento;
II – Acompanhar os encaminhamentos correlatos ao grupo de trabalho ao qual está designado;
III – Deliberar, conforme planejamento e ou consulta à Diretora de Educação sobre o que for necessário e pertinente a realização do evento;
IV – Fornecer as informações que a Coordenação Geral solicitar;
V – Exercer a coordenação dos Comissões de Trabalho para a realização do evento;

Art. 4º São Comissões de Trabalhos do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.

I – Comissão Científica
II – Comissão Experimentações Artísticas;
III – Comissão de Comunicação e Divulgação;
IV – Comissão de Secretariado;
V – Comissão de Credenciamento;
VI – Comissão de Infraestrutura e Logística;
VII – Comissão de Organização e Ambientação;
VIII – Comissão de Orçamento e Finanças;
Parágrafo Único. A composição das comissões far-se-á com a representatividade de cada núcleo e coordenação nas mesmas.

Art. 5º A Comissão Científica é coordenada pela Professora Karina Bordalo, Coordenadora do Centro de Formação de Professores – CF, são atribuições desta Comissão:
I – Avaliar as propostas de apresentações científicas inscritas no evento;
II – Sistematizar os trabalhos inscritos por temas, considerando a relação com o tema do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
III – Escolher mediadores para cada bloco de apresentação;
IV – Definir critérios de seleção de trabalhos;
V– Elaborar a programação Cientifica do Evento;
VI – Enviar certificados
VII- Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 6º A Comissão Experimentações artísticas é coordenada pela Professora Sônia Massoud e Raquel dos Anjos, Departamento de Educação Fisica-DEEF e Núcleo do Ensino Fundamental - NUENF, são atribuições desta Comissão:
I – Definir critérios de seleção de trabalhos;
II- Selecionar as propostas de apresentações culturais inscritas no evento;
III – Sistematizar os trabalhos inscritos por temas, considerando a relação com o tema do  Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
IV _Organizar a listagem das músicas utilizadas nas apresentações;
V – Elaborar a programação cultural do evento;
VI – Ver junto com a Comissão de Logística, o deslocamentos, transporte dos componentes das apresentações do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
VII- Enviar os certificados solicitados via E-mail;
VIII – Produzir relatório final das atividades;

Art. 7º A Comissão de Comunicação e Divulgação é coordenada pela Professora Lilian Castro, Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa – NIED, são atribuições desta Comissão:
I – Montar o folder, conforme programação elaborada pelas Comissões Científica e  Experimentação Artística;
II – Imprimir os materiais de divulgação –  informativos, programações e certificados digitais– do evento;
III – Informar os inscritos selecionados, suas respectivas participações;
IV – Programar participação das escolas no evento, articulando-se com a de Logística, para as devidas providências;
V – Elaboração do Projeto Gráfico do Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
VI _Enviar os certificados solicitados via E-mail;
VII – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 8º A Comissão de Secretariado é coordenada pela Professora Célia Pena , Coordenadora da Educação Infantil – COEI, são atribuições desta Comissão:
I – Elaborar a programação geral do evento de acordo com as programações cientificas e culturais
II- Preparar a lista de frequência do evento para os participantes e frentes de trabalho;
III – Preparar lista de certificados;
IV – Providenciar a frequência dos professores da RME que cumprirão suas horas pedagógicas nos dias do evento;
V – Enviar os certificados solicitados via e-mail;
VI – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 9º A Comissão de Credenciamento é coordenada pela Professora Denise Costa , Coordenadora do Centro de Referência Inclusão e Educação – CRIE, são atribuições desta Comissão:
I – Recepcionar os visitantes do Trilhas do conhecimento, do Cultura e  da Arte.
II – Distribuir no evento as programações;
III– Entregar o kit do evento ao inscrito cujo trabalho fora selecionado;
IV – Solicitar material necessário para sua atividade com a Comissão de Infraestrutura e Logística;
V – Elaborar lista de inscrição para as palestras no evento;
VI-Enviar os certificados solicitados via E-mail;
VII – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 10º A Comissão de Logística é coordenada pelas Professoras Raquel Veiga,Wilza Pinho e Ana Paula Carneiro, Manuela Porto, Coordenadoras dos Núcleos de Projetos, de Ensino Fundamental e Administrativo e Educação Indígena – NUPRO, NUENF, NUADM e COEDI  são atribuições desta Comissão:
I – Providenciar equipamentos de audiovisual para o evento;
II – Garantir o deslocamento das escolas visitantes ao Trilhas do conhecimento, da Cultura e  da Arte.
III – Viabilizar o transporte para os servidores que encerram sua jornada às 21h nos dias do evento;
IV – Providenciar o material necessário para a manutenção do espaço higienizado;
V – Garantir o transporte para as demandas do evento;
VI – Articular as suas demandas com os setores da SEMEC;
VII – Programar participação de projetos e parcerias no evento;
VIII- Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 11º A Comissão de Infraestrutura é coordenada pela Professora Georgete Alburqueque, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SISMUBE), são atribuições desta Comissão:
I – Garantir água e lanches para as crianças que se apresentarão e visitarão o evento;
II – Providenciar escala para a distribuição de água e lanches;
III – Providenciar Ticket´s de água e lanche para ser entregue aos Técnicos Pedagógicos que acompanharão as crianças no evento;
IV – Providenciar o material necessário para a manutenção do espaço higienizado;
V – Verificar a distribuição de lixeiras no local do evento;
VI – Providenciar apoio as atividades de palco e mesas científicas;
VII – Articular as suas demandas com os setores da SEMEC;
VIII – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 12º A Comissão de Organização e Ambientação é Coordenada pela Professora Roseane , Coordenadora da Educação no Campo – COEC, são atribuições desta Comissão:
I – Ambientar os espaços do  Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte
II – Ornamentar as mesas, cujas atividades serão desenvolvidas no evento;
III – Orientar e ajudar a composição dos Stands pelas Escolas;
IV – Articular com as Comissões de Infraestrutura e Logística as demandas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades;
V-Enviar os certificados solicitados via E-mail;
VI – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 13º A Comissão de Orçamento e Finanças é coordenada pela Professora Quelem Kaufman, Coordenadora do Ensino Fundamental (COEF), são atribuições desta Comissão:
I – Elaborar planilha demonstrativa dos recursos necessário para execução do evento;
II -  Compatibilizar as necessidades do evento e a dotação financeira;
III – Produzir seu relatório final das atividades;

Art. 14º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Belém, 05 de Novembro de 2018.

Maria do Perpétuo Socorro Figueiredo de Aquino Coutinho

Secretária Municipal de Educação